segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Blog de TB recebe selo de qualidade da informação em saúde

O Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, lançado pela ENSP no mês de junho, será conferido ao blog Tuberculose: Circulando a Informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. O blog é a primeira iniciativa de divulgação da saúde a receber este Selo, que assegura ao leitor que seu conteúdo é compreensível e confiável. Com a certificação, o site adquire credibilidade, passa a ser recomendado e torna-se uma referência no assunto no Brasil. O Selo é uma iniciativa do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP. A cerimônia de certificação acontecerá no dia 14 de dezembro, às 14h, no salão internacional da ENSP. O encontro é aberto a todos os interessados.

O Selo visa certificar sítios eletrônicos de saúde de todo o país para que, após passarem por avaliações, entrem em conformidade com indicadores e critérios que atestem a qualidade das informações por eles disponibilizadas. Esse projeto está sob a coordenação do pesquisador da Ensp e coordenador do Laiss, André Pereira Neto. Nos últimos cinco anos o Laboratório realizou uma pesquisa sobre a qualidade da informação em sites de saúde de Dengue, Aleitamento Materno e Tuberculose. Os critérios e indicadores presentes na ferramenta de avaliação foram inspirados nas experiências e no debate acadêmico internacional.

Muitas vezes acontece de sites, blogs e outras páginas de internet apresentarem informações desatualizadas, erradas ou de difícil compreensão, o que pode até prejudicar a saúde. Para André Pereira, “o Selo Sergio Arouca garante que a informação disponível em um site de saúde seja de qualidade”, afirmou. 



O Laiss está disponível para certificar outros sites e iniciativas em saúde. O processo de avaliação será de acordo com a demanda. O Laboratório foi criado em 2009, com o apoio recebido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Ele atua na linha da promoção da saúde estimulando o empoderamento do cidadão a partir da alfabetização digital e da avaliação da qualidade da informação sobre saúde na Internet. Vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), o Laiss é voltado prioritariamente para moradores do Complexo de Manguinhos e demais colaboradores da Fiocruz. 

As pesquisas realizadas por André sobre avaliação de sites já foram divulgadas inúmeras vezes pelo Informe ENSP e também pela grande imprensa, visto a importância, originalidade e contemporaneidade da temática. Estudos nacionais e internacionais mostram que cada vez mais pessoas acessam a rede para conseguir informação sobre sua condição de saúde, de parentes, amigos e, até mesmo, obter diagnósticos. Entre os temas já avaliados estão os sites de dengue, tuberculose e aleitamento materno. Além disso, o pesquisador já orientou trabalhos e publicou artigos seguindo a mesma temática da internet e as transformações das relações médico-paciente. 


Fonte: Informe ENSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário